Visando atender a necessidade do mercado de trabalho que precisa de mão-de-obra qualificada, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) lança novo curso de graduação, Engenharia de Automação e Controle. O curso tem duração de cinco anos e será ministrado no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção), no período diurno.
O curso nasce com a expertise que a FEI detém nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Ciência da Computação e Engenharia de Produção, ao abranger disciplinas destas áreas. “Elas são necessárias na formação sólida para uma atuação competente no setor produtivo e para aprofundamento futuro em programas de mestrado e doutorado”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI, Renato Giacomini. O curso contará também com o embasamento científico de uma linha de pesquisa do Programa de Mestrado da FEI (Inteligência Artificial Aplicada à Automação).
A proposta pedagógica do curso é inovadora, pois foi desenvolvido a partir da necessidade do mercado, que tem crescido, principalmente nos últimos cinco anos, e precisa aumentar a produtividade. “O aluno ficará mais tempo com projetos e pesquisas do que em sala de aula e isso contribuirá para um profissional mais ativo e autônomo”, destaca Giacomini, ao contar que muitas empresas do setor procuram constantemente professores da FEI para contratação de estagiários e engenheiros da área. .
Os alunos que optarem pelo novo curso – são 72 vagas – terão infra-estrutura completa, com laboratórios de Mecânica, Produção, Computação e Eletrônica, dotados de equipamentos, como como robôs industriais, adquiridos recentemente, para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas e projetos.
Um engenheiro de Automação e Controle pode atuar em áreas de projeto de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia; projeto e aplicação de sistemas mecatrônicos; projeto de sistemas automotivos (controle de motores, freios-ABS e suspensão ativa), projeto e desenvolvimento de robôs para aplicações domésticas e industriais, coordenação da automação de processos industriais e gestão industrial.
Autor: Assessoria de imprensa