A LLX Açu Operações Portuárias, subsidiária da LLX Logística, fechou contratos com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela Vale do Rio Doce, visando o transporte de cargas e a realização de investimentos para a criação de um novo ramal ligando o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, à malha da FCA.
Pelos termos apresentado em Fato Relevante, a FCA prestará serviços de transporte ferroviário e de cargas a LLX e seu clientes tendo como partida ou destino o Porto de Açu.
Além do trecho já existente, o contrato prevê a construção de um novo ramal ligando Campos dos Goytacazes (RJ) e Porto do Açu.
O acordo contribui para a criação de um novo corredor logístico para a importação e exportação, a partir da integração do Porto do Açu com a malha ferroviária da FCA, disse a LLX por meio de comunicado.
O contrato também prevê volumes anuais que as empresas se comprometem a transportar, incluindo a movimentação de diversos produtos, que deverá culminar no transporte de 29 milhões de toneladas anuais, após cinco anos do início da integração ferrovia-porto.
Segundo a LLX, os investimentos que serão realizados ainda dependem de estudos técnicos e da avaliação financeira, o que é tido como usual nesse tipo de projeto.
Autor: Valor Econômico