O presidente do Instituto de Engenharia Edemar de Souza Amorim abriu a audiência pública referente ao Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado de São Paulo.
Participaram da mesa: Mauro Arce, secretário de Estado dos Transportes; Marcelo Cardinale Branco, secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras; Alexandre de Moraes, secretário municipal dos Transportes; Thomaz de Aquino Nogueira Neto, diretor-presidente da Dersa; Ronaldo Souza Camargo, secretário-adjunto municipal de Coordenação das Subprefeituras; Paulo Vieira de Souza, diretor de Engenharia da Dersa; e Marcos Rodrigues Penido, secretário-adjunto municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras. Souza e Penido foram os expositors do programa.
Dividido em obras metropolitanas e obras da região sul do município de São Paulo, o programa prevê várias intervenções nas vias públicas com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego. As obras metropolitanas consistem em revitalização do viário norte (início da av. Anastácio até a av. Nadir de Figueiredo) e do viário sul (da av. Tiradentes até a av. Aricanduva); av. Tiradentes (passagem inferior da av. Ribeiro de Lima); complexo da av. do Estado entre av. Mercúrio e av. Cruzeiro do Sul; túnel da Sena Madureira sob a rua Domingos de Moraes; ligação em túnel da av. Cruzeiro do Sul com a av. Eng. Caetano Álvares; av. Aricanduva (viaduto sobre av. Ragueb Chohfi); interligação Raposo Tavares. Os investimentos serão de R$ 2,67 bilhões.
Já as obras da região sul, com investimentos de de R$ 1,4 bi, são reurbanização da represa Guarapiranga e implantação e recuperação de vias; melhoramentos e alargamento da Estrada de Itapecerica, da Estrada do M’Boi Mirim, da Estrada da Cachoeirinha, da av. Belmira Marin, da av. Carlos Lacerda,da av. Sadamu Inoue e implantação de terminal de ônibus; implantação do prolongamento da av. Carlos Caldeira Filho.
Autor: Fernanda Nagatomi