O Grupo investiu no primeiro trimestre do ano R$ 1,2 milhões em Projeto que contempla aproveitamento de águas pluviais e reúso das águas utilizadas nos processos industriais
Situada no município de Suzano (SP) em uma área de 120 mil m², sendo 45 mil m² de áreas de preservação ambiental (APA) de mata nativa no leito do rio Tietê, a unidade do Grupo Produquímica no alto Tietê já opera há três meses com consumo reduzido de recursos hídricos retirados diretamente da natureza.
A água que anteriormente era descartada em efluentes passa a receber tratamento físico-químico e abastecer um grande tanques para reuso (150 m³), além de outro tanque independente, com capacidade para um milhão e 200 mil litros voltado para o reaproveitamento de águas pluviais.
Sergio Alejandro, Assessor Ambiental Corporativo da Produquímica, explica que a água tratada pode ser aproveitada tanto para usos secundários em sanitários, rega de jardim, resfriamento de caldeiras, como, no momento atual, pois a qualidade de tratamento permite, para usos industriais nobres em processamento de fertilizantes e na produção dos demais insumos produzidos na planta.
“Atualmente operamos com capacidade de seis m³ cúbicos 24 horas ao dia, porém a estação de reúso está projetada para até 16 m³ hora, preparada para futuras expansões do Grupo Produquímica” ressalta Alejandro.
Desde o início de suas atividades, a Estação de Reúso em Suzano já foi responsável por uma economia de 15% dos recurso hídricos anteriormente utilizados da unidade industrial. “A nossa meta contempla dobrar este índice para o próximo ano, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento sustentável por meio da correta utilização dos recursos hídricos disponíveis” projeta Alejandro.
O Assessor Ambiental também ressalta o fato de que ao longo dos últimos 50 anos, com o crescimento acelerado das populações e do desenvolvimento industrial e tecnológico, as poucas fontes disponíveis de água doce do planeta estão comprometidas ou correndo risco.
“Mundialmente, segundo hidrólogos e demógrafos, o consumo humano de água doce duplica a cada 25 anos, nesse sentido, O Grupo Produquímica, enfatiza sua preocupação na busca por soluções sustentáveis e atitudes conscientes na correta utilização dos recursos naturais”, finaliza Alejandro.
Autor: Fator Brasil