O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgará até o final de agosto os resultados dos estudos técnicos sobre o traçado preliminar do trem de alta velocidade (TAV) Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, com cerca de 550 km de extensão.
O banco coordena os estudos técnicos para a implantação do projeto com um trajeto entre os aeroportos internacionais do Rio (Antonio Carlos Jobim), de São Paulo (Cumbica) e Campinas (Viracopos). Planeja-se também pelo menos duas paradas intermediárias entre São José dos Campos (SP) e a região de Volta Redonda (RJ). A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçada em US$ 9 bilhões.
A divulgação do traçado vai orientar os estudos e análises dos possíveis interessados no processo de licitação do TAV. O BNDES recebeu no final de junho uma delegação do governo japonês, que fortaleceu o interesse do país em participar do processo de licitação da implementação do trem de alta velocidade, desde a concessão do serviço até o fornecimento de equipamentos.
O governo brasileiro deverá exigir a transferência de tecnologia das empresas estrangeiras que participarem do projeto de implantação do trem de alta velocidade, a exemplo da Coréia do Sul, que tomou medida semelhante. A parceria com grupos nacionais é outra questão que o governo brasileiro deverá estabelecer no edital de licitação.
Enquanto isso, uma delegação brasileira já visitou fabricantes de trens de alta velocidade no Japão, Alemanha, Itália e Espanha. Entre os dias 21 e 28 de julho representantes do Governo estarão na França para conhecer os trens da Alstom – que está sendo investigada pela justiça suíça e francesa por envolvimento em esquema de corrupção para ganhar contratos de fornecimento de equipamentos e serviços para obras públicas.
Autor: PINEWeb