Para celebrar a chegada do navio Kasato Maru, há 100 anos, no Porto de Santos, com os primeiros 781 japoneses a pisarem em solo brasileiro, a comemoração do centenário da imigração começa com encontros religiosos e apresentações culturais em São Paulo.
A festa começa nesta manhã com missa na Catedral da Praça da Sé, no centro. Nikkeis e brasileiros recebem um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Japão. Depois, o Anhembi concentra a maior parte das comemorações.
A partir das 13 horas, tem início a cerimônia budista com demonstrações de ikebana – arranjo de flores – e Cerimônia do Chá, gratuitas. A partir das 15 horas, no palco central do Anhembi, uma celebração intercultural religiosa reúne sete entidades japonesas. Na seqüência, apresentações de dança, com tambores orientais, e espetáculos de músicas japonesas. A programação, até as 21 horas, é gratuita.
Em outros pontos da cidade, bonecos gigantes invadem as ruas. A Toy Art, mostra a céu aberto nos moldes da Cow Parede, colore 25 pontos, entre eles a Avenida Paulista, Estações Tatuapé, República e Vila Madalena do metrô e o Parque do Ibirapuera.
A exposição combina design, moda e urbanidade na pintura dos Yukis. ?São bonecos brancos. Em japonês, significam neve?, diz o escultor Wilson Iguti. Os Yukis foram pintados por celebridades como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Xuxa Meneghel e Ana Maria Braga. Se você estiver disposto a pagar R$ 6 mil, basta acessar o site do evento (www.japaobrasilparade.com.br) e solicitar um boneco para colorir.
O projeto Origami do Grupo Parlamentar Brasil-Japão começa hoje, com a distribuição de urnas em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Cada participante deve escrever em um papel o seu sonho, fazer um origami e depositá-lo na urna. ?Em meados de setembro, as urnas serão abertas, e então será montado o Painel do Sonho Brasileiro, que ficará sobre a guarda do Congresso Nacional?, diz Roberto Sekiya, vice-presidente da JCI Brasil – Japão, uma das idealizadoras. São esperadas cerca de 500 mil origamis. A Prefeitura, promete, até o final do próximo semestre, orientar os professores a ensinarem a arte das dobraduras nas salas de aula.
Naruhito
O príncipe herdeiro Naruhito desembarcou ontem em Brasília e hoje almoça com o presidente Lula. À tarde, encontra-se com parlamentares descendentes de japoneses. Sábado, em São Paulo, desfila no Sambódromo, e na seqüência visita Santos, Paraná, Minas e Rio.
Autor: O Estado de S. Paulo