Ontem (16), um grupo composto por 22 engenheiros brasileiros de instituições que participam do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba viajará para Israel. Ao longo de duas semanas, o grupo se aperfeiçoará em torno de novas técnicas de reutilização de água e aproveitamento agrícola desenvolvidas pelos israelenses.
Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, a revitalização do rio São Francisco desenvolve projetos pilotos de reutilização de águas para aproveitamento agrícola na irrigação de flores e frutas em Barreiras e Lapão, na Bahia, e em Jarnaúba, em Minas Gerais.
A viagem dá início ao intercâmbio entre técnicos dos dois países. Ela é resultado de um acordo de cooperação assinado em outubro do ano passado entre o ministério e o governo de Israel. A parceria entre os dois países contempla uma troca de conhecimento técnico nas áreas de tecnologia agrícola para regiões semi-áridas, gestão de recursos hídricos, reutilização e purificação da água, desalinização e tratamento de águas residuais e meio ambiente e água para aplicação na agricultura.
De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, Israel é um dos países mais desenvolvidos no mundo em tecnologia agrícola e aproveitamento de recursos hídricos em regiões áridas. No país, a água chega a ser reutilizada quatro vezes em diferentes aplicações, devido a técnicas de purificação e reaproveitamento.
Ainda segundo o ministério, a cooperação firmada entre o órgão e o Centro para Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Israel tem prazo indeterminado.
Autor: UOL