O arquiteto francês Jean Nouvel foi escolhido nesta terça-feira para construir um novo arranha-céu em Paris de 301 m de altura, que será menor apenas que a torre Eiffel (324 m) na capital da França.
O projeto apresentado nesta manhã será construído em La Defense, como parte de um plano da cidade de renovar o bairro empresarial, que já tem 50 anos de idade. A nova torre, chamada de Signal, deve ficar pronta em 2015.
Vencedor do prêmio de arquitetura Pritzker Architecture deste ano, Nouvel foi selecionado entre um grupo de arquitetos reconhecidos internacionalmente.
Também estavam na disputa para construir o Signal o britânico Norman Foster, os franceses Jean-Michel Wilmotte e Jaques Ferrier e o americano Daniel Libeskind, que escolhido para a construção do edifício que ocupará o espaço deixado pelas Torres Gêmeas, em Nova York.
A torre retangular e de cor branca oferecerá escritórios comerciais, flats, quartos de hotel, lojas e restaurantes e será construída em parceria com o grupo de investimentos Medea et Layetana.
O maior distrito empresarial da Europa, La Defense é freqüentado por cerca de 400 mil pessoas todos os dias e abriga 2,5 mil empresas e 20 mil residências.
Autor: AFP