A Cemig e o grupo ArcelorMittal assinaram hoje contrato para o fornecimento de energia elétrica, no valor de R$ 4,4 bilhões, com prazo de validade até 2020. Com o acordo, um dos maiores já realizados no “Ambiente de Contratação Livre” no Brasil, a Cemig passa a fornecer energia elétrica a todas as unidades industriais da ArcelorMittal e também da Belgo Bekaert, localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste do País.
A empresa fornecerá montantes de energia escalonados que atingem 313,5 megawatts (MW) médios, correspondentes ao dobro do fornecimento atual e que equivalem ao consumo de uma cidade de 650 mil habitantes.
A ArcelorMittal é líder nos principais mercados globais de aço, incluindo o mercado automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens. No Brasil, a empresa atua nos setores de aços longos, planos e inoxidáveis com capacidade total para a produção de 14 milhões de toneladas de aço por ano.
Recentemente, a Cemig e o grupo Votorantim fecharam um contrato no valor total de R$ 10,5 bilhões, com um volume de fornecimento no total 670 MW médios até o ano de 2028. Os termos firmados estendem o fornecimento que já é realizado nas fábricas do grupo em Minas para outras unidades localizadas em outros Estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, incluindo as expansões previstas em aumento de capacidade instalada. A partir do contrato firmado hoje, a Cemig irá ampliar o volume de fornecimento gradativamente até 2028.
Autor: Agência Estado