O presidente Luciano Coutinho e o governador de São Paulo, José Serra, assinaram nesta terça-feira, 20, contrato de financiamento de R$ 1,58 bilhão para a expansão da Linha 2 (Verde) do metrô de São Paulo. Durante a implantação do projeto de expansão da Linha 2, deverão ser criados 3,6 mil empregos diretos e 5,4 mil indiretos. O evento aconteceu em cerimônia de lançamento das obras do PAC na favela de Heliópolis, com a presença do presidente Luiz Inacio Lula da Silva.
A expansão será no sentido sudeste, desde a estação Alto do Ipiranga até o bairro de Vila Prudente.O projeto compreende a implantação de 4,3 km de linha, três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente), um pátio de estacionamento e manutenção, além da aquisição de 16 trens com seis carros cada.
O financiamento do BNDES, concedido ao governo do Estado de São Paulo, corresponde a 80% do total de R$ 1,97 bilhão de itens financiáveis. O projeto, com conclusão prevista para 2010, faz parte do programa de investimentos no sistema sobre trilhos previsto pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo – STM- com prazo até 2015.
Além de contribuir para a geração de emprego, o empreendimento, quando implantado, acrescentará cerca de 290 mil passageiros por dia à Linha 2. Assim, sua demanda deverá se elevar para aproximadamente 530 mil passageiros por dia. O número total de estações pulará de 11 para 14 e a quantidade de trens passará de 11 para 27 unidades.
A implantação do trecho permitirá a interligação entre a região sudeste da cidade à região da avenida Paulista, facilitando aos usuários daquela região o acesso ao sistema metro-ferroviário da região metropolitana, especialmente ao centro da cidade e à região do ABCD, através da operação integrada ônibus-metrô e da integração metrô-trem.
A Linha 2 do metrô de São Paulo tem, atualmente, extensão de 10,7 km, desde a estação Vila Madalena até a recém inaugurada estação Alto do Ipiranga. A implantação dos trechos Vila Madalena – Clinicas e Ana Rosa – Alto do Ipiranga também foi realizada com recursos do BNDES.
Reconhecido no meio metroviário internacional como um dos sistemas de melhor eficiência operacional do mundo, o metrô de São Paulo transporta atualmente cerca de 3 milhões de passageiros por dia, considerando-se as transferências entre linhas.
O projeto financiado pelo BNDES tem entre seus méritos a expansão e consolidação do sistema metroviário e de transporte público na maior região metropolitana do país, permitindo aliviar os problemas de circulação urbana, com efeitos positivos sobre o meio ambiente; geração de créditos de carbono em conseqüência da redução de emissões de CO²; e retomada das encomendas aos fabricantes nacionais de trens metropolitanos e de sistemas de tração e controle.
Autor: Site BNDES