A DuPont, em parceria com a Danisco, anunciou nesta quarta-feira (14/5) a criação de uma empresa para fabricação e comercialização de etanol a partir da celulose. A companhia, que terá capital inicial de 140 milhões de dólares, rateado pela metade entre a DuPont e a Danisco entrará em funcionamento em 2009, mas só começará a produzir etanol de celulose para o mercado a partir de 2012. “Nunca estivemos tão confiantes de que lançaremos o etanol mais barato do mercado em todo o mundo, feito a partir de uma matéria-prima não alimentar”, disse Charles O. Holliday, presidente mundial da DuPont.
A grande expectativa sobre o produto deve-se ao fato de que ele poderá substituir, ou ao menos reduzir significativamente, a produção de etanol a partir do milho. Isso permitiria a queda no preço dos alimentos, que atualmente estão fortemente pressionados devido à baixa oferta de milho para alimentação.
“O etanol é uma commodity e o segredo (do sucesso) é o baixo custo”, enfatizou Holliday. De acordo com o CEO da Danisco, Tom Knutzen, a sinergia tecnológica entre a Dupont e a Genencor, que foi comprada pela Danisco em 2005, foi crucial para o desenvolvimento do etanol celulósico. “Enquanto a DuPont tinha desenvolvido a fase de pré-tratamento (da celulose) e a fase final do processo, de fermentação, a Genencor entrou com a etapa intermediária decisiva, a hidrólise enzimática”.
Os investimentos iniciais na companhia não incluem a construção da fábrica para escala comercial, que será levantada nos Estados Unidos e deverá usar o bagaço do milho como matéria-prima.
Autor: EXAME – Angela Pimenta