O desenvolvimento de componentes avançados, mais econômicos e adequados para uso na indústria automobilística será o assunto do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia que será realizado na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. Na oportunidade, será avaliada, também, a aplicação da nanotecnologia nas áreas de tintas, componentes plásticos e de produtos eletrônicos.
Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM para a LAAM (América Latina, África e Oriente Médio), apresentará palestra para analisar os desafios no projeto e fabricação de carros de baixo custo; enquanto representantes da Ford, General Motors, Renault e da Fiat Automóveis irão debater as especificações da engenharia e comparar os custos relativos de diferentes materiais.
O programa reunirá, ainda, fabricantes de vidros e tintas, fornecedores de matérias-primas e autopeças para mostrar como os novos materiais chegam às linhas de produção. Representantes da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e de Micro e Nanotecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia vão mostrar qual o papel de cada um no estímulo ao desenvolvimento tecnológico.
Flávio Campos, diretor de engenharia da Delphi e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, explica que embora o aço seja o material usado em maior escala na construção de automóveis, caminhões e ônibus, seu reinado começa a ser dividido com novos materiais, como alumínio, plásticos de engenharia e fibras naturais. “Os produtores de aço e outros metais estão empenhados hoje em oferecer chapas, fundidos e forjados mais atrativos, leves e resistentes”, afirma o diretor da SAE BRASIL.
Produtos que utilizam nanotecnologia para o aperfeiçoamento de suas características e desempenho também começam a surgir na pauta de compras dos fabricantes de automóveis, como componentes de plástico. “Já utilizamos plásticos especiais que empregam a nanotecnologia para ganhar resistência e menor peso”, conta Osias Galantine, diretor de Compras do Grupo Fiat. Tintas com nanopartículas podem se tornar à prova de riscos e os vidros ganham qualidades especiais para melhorar a transparência e não acumular água.
Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, os simpósios apresentam diversidade de opiniões, o que enriquece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. “Uma preocupação constante na organização dos simpósios é buscar personalidades do setor que agreguem valor aos temas em debate”, afirma Robson Galvão ao acrescentar que a fórmula tem apresentado resultados positivos.
Inscrições e mais informações sobre o encontro podem ser obtidas junto à SAE BRASIL pelo telefone (11) 3287-2033, com Nydia Imai.
Confira a programação:
8h50 – A Reinvenção do Automóvel e os Novos Materiais – Os avanços no setor automotivo que abrem caminho para novos materiais. Biomateriais. O papel do aço e a reciclabilidade, com Luc de Ferran, presidente da Luc De Ferran Consultoria, Manuel Corrêa, diretor geral da Saint Gobain Vidros, e Marley de Souza Lemos, superintendente de Engenharia do Produto da Aethra. Coordenação: Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL
9h50 – A Revolução da Nanotecnologia Automotiva – Aplicações da nanotecnologia voltadas para a indústria automobilística. Financiamento. Visão do governo, com Denise Cristiane Reigada, analista da Finep, e Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do MCT.
10h50 – Os Plásticos em Busca de Aplicações – As soluções do plástico para a indústria automobilística, com Edson Simieli, diretor de Marketing da Sabic, José Donizeti da Silva, diretor de Engenharia da Plascar; Rafael Pellicciotta, gerente de P&D da Rhodia Plásticos de Engenharia e Especialidades e Vinicius Fernando Mardegan, gerente de Marketing POM da Ticona América.
12h – Os Plásticos, as Tintas e a Nanotecnologia – Aperfeiçoamento de resinas, plásticos e tintas com o uso da nanotecnologia, com Cláudio Marcondes, diretor da Nova Petroquímica, Ricardo Jacob, presidente da Plásticos Muller e Valdir Guindalini, gerente de Tecnologia da DuPont Automotive Systems.
14h30 – As Especificações da Engenharia – Como a engenharia avalia a introdução de novos materiais nas montadoras e sistemistas. Plásticos, vidro, aço, alumínio e borracha. Nanotecnologia, com José Guilherme Silva, gerente de Engenharia Experimental da Fiat Automóveis, Adriano Kantoviscki, supervisor de Engenharia – Materiais da Renault, e Rita Binda, gerente de Engenharia de Materiais da General Motors.
15h20 – O que Pensam Compras e Custos – A análise dos responsáveis pelas compras nas montadoras e seus fornecedores de componentes e sistemas. Projeções de custos, com Edélcio Genaro, diretor de compras da Delphi, e Ricardo Munerato, gerente de Engenharia Avançada da Ford.
16h30 – O Desafio do Carro de Baixo Custo – O desenvolvimento de novos materiais e sistemas para o carro de baixo custo, com Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia, GM LAAM.
17h20 – Novos Materiais e Nanotecnologia – Sumários dos principais conceitos apresentados no simpósio, com Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.
Autor: Assessoria de imprensa