O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, informou hoje que a estatal comprou duas sondas para perfuração que serão utilizadas em testes no campo de Tupi (BM-S 11), localizado na Bacia de Santos, em uma área abaixo do leito marinho (pré-sal). O executivo também afirmou que os testes no bloco BM-S 8, chamado de Bem-Te-Vi, também na Bacia de Santos, começam no fim deste mês.
A primeira sonda deve chegar ao Brasil em fevereiro de 2009 e a segunda, no fim de 2010. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que a companhia pretende iniciar o Teste de Longa Duração (TLD) no primeiro trimestre do ano que vem. “A nossa meta é ter a produção piloto no final de 2010”, disse.
Questionado se a Petrobras possui um número de sondas suficiente para os sete blocos que estão sendo operados, Gabrielli afirmou que a situação está sob controle. “Neste momento nós temos sondas para fazer isso e temos contratos que prevêem a chegada de novos equipamentos”, disse. No mundo, há um aumento de demanda por esse tipo de equipamento.
Pão de Açúcar
Durante coletiva de imprensa realizada hoje na Offshore Technology Conference (OTC), no Texas (EUA), os executivos da Petrobras se recusaram a conceder novas estimativas a respeito das reservas do bloco Pão de Açúcar. “Temos muitas atividades na área, mas ainda não podemos falar em números. Mas há indícios de termos uma enorme reserva”, disse Gabrielli.
Em abril deste ano, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, fez declarações não-oficiais de que o potencial da reserva no campo Pão de Açúcar estava estimado em até 33 bilhões de barris equivalentes de petróleo e gás natural.
Autor: Agência Estado – Tatiana Freitas