Instituído pela Unesco como o “Ano Internacional do Saneamento”, 2008 conta com uma mobilização de mercado bastante aquecida em torno desse setor. A comprovação do bom momento é mostrada pelos números da Fenasan 2008 – Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento, que a 4 meses do evento, previsto para 19, 20 e 21 de agosto, no Expo Center Norte , em São Paulo, está com cerca de 90% da área de exposição comercializada e ocupada por empresas fabricantes e prestadoras de serviços diretos e complementares.
A Feira conta até o momento com 80 expositores de diversos segmentos, como sistemas de captação, adução, tratamento e distribuição da água; sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgotos; gestão ambiental; manutenção e energia; água de reuso; resíduos sólidos; recursos hídricos; desenvolvimento de produtos e de materiais, além de alguns estreantes como laboratórios e fabricantes de estruturas metálicas.
Haverá ainda cenários demarcados como as empresas que compõem a Ilha Sindesam (Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico), um núcleo setorial da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Outra ilha também será formada por 20 empresas filiadas em duas entidades do setor, que estão pela primeira vez na Fenasan: a Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).
É interessante o fato de que 60% das empresas são conhecidas e expositoras de várias edições passadas da Fenasan, mas 40% são novas e atraídas pelos grandes investimentos públicos e de grupos privados internacionais. Para se ter uma idéia, só em São Paulo, já está assegurado o aporte de R$ 7 bilhões, até 2010, para se manter a universalização no fornecimento de água tratada e chegar a 84% na coleta e esgoto, nos 367 municípios atendidos pela Sabesp.
Por todos esses motivos, a Fenasan, promovida há 19 anos consecutivos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, está sendo considerada, antes de sua realização, como o maior evento mercadológico do setor em âmbitos nacional e internacional.
Era previsto um crescimento da Feira, face aos grandes investimentos, mas a comercialização de todo o espaço no primeiro trimestre do ano foi acima das expectativas. Para o presidente da AESabesp, Luiz Narimatsu, a necessidade das empresas em mostrar seus produtos e serviços, nesse momento, é tão urgente, que a entidade vislumbra um redimensionamento do espaço do Center Norte, com utilização de mezaninos e a extensão de eventos segmentados ao longo de 2008.
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Autor: Assessoria de imprensa