O governo do Estado anunciou ontem um acordo para a construção de uma linha de trem ligando a estação da Luz (centro de SP) ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, além de uma nova linha de metrô que passará pelo aeroporto de Congonhas (zona sul de SP).
A previsão é que as obras fiquem prontas em 2010, afirmou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Segundo ele, o acordo foi firmado após um encontro do governador José Serra (PSDB) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Pelo acordo, o governo federal cederá galpões da Infraero para a construção de um terminal de passageiros da linha de trem em Cumbica –batizada de Expresso Aeroporto– e arcará com parte do custo das obras do metrô até Congonhas.
O Expresso Aeroporto, que desde o ano passado é defendido por Jobim como uma das alternativas para descongestionar o aeroporto de Congonhas, será feito em concessão à iniciativa privada, que bancará parte da obra, comprará trens, construirá os terminais e cuidará da operação da linha.
“O Ministério da Defesa vai autorizar a concessão dos terminais da Infraero. Isso vai permitir soltar o edital bem próximo, em dias, no máximo semanas”, disse Portella.
O projeto aproveita parte dos trilhos já existentes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a obra de expansão do trem até o Parque Cecap, em Guarulhos.
O governo do Estado vai investir cerca de R$ 2 bilhões na modernização e ampliação dessas linhas suburbanas de trem, beneficiando também o Expresso Aeroporto. Caberá à iniciativa privada concluir cerca de 9 km de trilhos entre a estação Engenheiro Goulart (zona leste) e o aeroporto.
Parte dos trilhos será compartilhada, embora os trens para Cumbica sejam exclusivos dos passageiros, com tarifa diferenciada –o valor será definido na licitação– e sem paradas. A previsão é que os 31 km sejam percorridos em 22 minutos.
O projeto prevê que os passageiros que forem a Cumbica possam, inclusive, fazer check-in e despachar as malas já na estação da Luz. Portella afirmou que em 2010 o Expresso Aeroporto deve iniciar a fase de testes para entrar em operação.
“Metrô municipal”
A ligação entre a estação São Judas do metrô e o aeroporto de Congonhas, outra medida anunciada ontem, fará parte de uma nova linha de metrô na zona sul. Ainda não está definido se essa linha será de um metrô tradicional ou de outro tipo de VLT (veículo leve sobre trilhos), que Portella chama de “bonde chique”.
Segundo ele, a União bancará parte dos R$ 200 milhões necessários para a ligação entre a estação São Judas e Congonhas. O restante será custeado pelo Estado e pela prefeitura.
O anúncio de Portella, feito no início da tarde de ontem, pegou a equipe do prefeito Gilberto Kassab (DEM) desprevenida. Kassab havia programado para anunciar no dia 2 de maio a construção da “linha municipal de metrô”, entre a estação São Judas e a linha Esmeralda da CPTM, passando por Congonhas e pela futura estação Campo Belo (linha 5-lilás).
A idéia é que a prefeitura faça o projeto e a obra da nova linha. Os recursos da prefeitura virão da Operação Urbana Água Espraiada, com a venda de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção).
A previsão é que a linha custe R$ 1,2 bilhão. A primeira etapa –1,2 km até Congonhas– custará R$ 200 milhões. O projeto está a cargo de Marcos Kassab, diretor de Planejamento do Metrô e irmão do prefeito, em conjunto com a prefeitura.
O Estado estima que a demanda nessa linha seja de 15 mil passageiros por hora em cada sentido, menos da metade da capacidade de transporte de um metrô tradicional. Por isso é que existe a possibilidade de ser instalado outro tipo de trem, de menor capacidade.
No final da tarde de ontem, a assessoria de imprensa de Jobim confirmou o encontro do ministro com Serra, mas não informou o teor da conversa.
Autor: Folha de S.Paulo – Evandro Spinelli