Eleições 2008 para o Conselho Deliberativo

As eleições para renovação de 50% do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia serão realizadas no dia 26 de março, das 09h00 às 20h00.

A votação também poderá ser feita, pela internet, a partir do dia 24 de março, após às 08h00.

A senha e as instruções para votação serão postadas, pelos correios, no dia 20 de março.

Os associados que não receberem ou perderem sua senha devem entrar em contato com a secretaria do Instituto de Engenharia, pelo telefone 3466-9230. 

Para ver a relação dos candidatos, com fotos, clique aqui.

São candidatos pela Chapa Inovação:

Antonio Carlos Almeida Prado Terreri
Sócio do Instituto de Engenharia, atuante nas divisões técnicas, já exerceu cargos de coordenador e vice-coordenador em Manutenção e Geologia (minerais) na Divisão Técnica de Engenharia Mecânica e participante de palestras técnicas e reuniões. Formado em Engenharia Mecânica pela Faap, com pós-graduação em Administração da Produção (Ceag-FGV), pós-graduação em Administração de empresas (Faap) e em Engenharia de Materiais pela Universidade Mackenzie. Atuou na Melhoramentos, Grupo Pão de Açúcar e Villares. É consultor nacional e internacional para novos empreendimentos, biodiesel e mercados de metais.

Antonio Galvão Alvares de Abreu
Engenheiro Civil pelo Mackenzie é assessor técnico do Gabinete do Secretário dos transportes do Estado de São Paulo, coordenador do Plano Estadual de Segurança Rodoviário e da Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. É coordenador no Brasil, do Convênio sobre Segurança Rodoviária entre a Secretaria dos Transportes e o Ministério dos Transportes na França além de representante do Governo do Estado no Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos; é também membro do CONDESB (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista). Foi Diretor de Engenharia da DERSA, Coordenador de Projetos Civis da Cosipa e chefe do Departamento de projetos de Redes e Instalações do Metrô. No Instituto de Engenharia é Membro do Conselho Deliberativo.

Francisco A. N. Christovam
Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, mestre em Engenharia de Transportes pela Villanova University e especialista em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Atualmente é assessor especial da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo. No Instituto de Engenharia, é diretor de Relações Externas, membro do Conselho Editorial e do Conselho Deliberativo. É, também, sócio-diretor da FChristovam Engenheiros Associados Ltda.
Foi diretor de Assuntos Corporativos da EMTU-SP, diretor Presidente da CMTC/SPTrans, secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Habitação, secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Negócios dos Transportes e diretor de Operações da CMTC.

Ivan Metran Whately
Engenheiro civil e arquiteto é atualmente Gerente de Projetos e Obras da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) .Foi diretor de Projetos e Desenvolvimento Técnico da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) bem como diretor presidente da mesma empresa. Ocupou outros cargos de coordenação técnica, tais como: superintendente do Departamento de Águas e Energia elétrica – DAEE, presidente da Comissão ProCentro e diretor do Departamento de Transportes públicos da Prefeitura do Município de São Paulo.Desempenhou as funções de consultor da Organização dos Estados Americanos – OEA; Diretor da Divisão de Projetos de Engenharia do Fundusp; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos – SNM; assessor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de projetos de Engenharia de transportes da Seebla, Serviços de Engenharia e Coordenador de Projetos da Companhia de Tráfego – CET.

Jefferson Deodoro Teixeira da Costa
Professor de Matemática e Física, engenheiro civil com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (FAAP) e Higiene e Segurança do Trabalho (USJT).
Engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital do Servidor Estadual e Hospital Sepaco. No Instituto de Engenharia, é coordenador da Divisão Técnica de Segurança no Trabalho. Engenheiro de Segurança do Trabalho:Vivência nas áreas de construção civil, hospitalar, instituição financeira, comércio alimentício e educacional; atua na elaboração e implementação PPRA-NR. 09, PCMAT-NR.18 e NR-32 SST-SS; Qualidade Ambiental ISO 14000; Ergonomia NR. 17; Rotina do SEESMT; elaboração de laudos técnicos, palestras, treinamentos, cursos e Gestão Total-ISO 9000. Diretor da Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho – Apaest.

Marco Antonio Domingues
Formado em Engenharia de Produção pela Unip, em Economia pela USP, pós-graduação em Engenharia de Produção e Administração de Operações, mestrado em Engenharia de Produção pela Unip e doutorando em gestão de projetos na Poli/USP. Atualmente é diretor de Programas do Instituto de Engenharia, pesquisador na Associação Pesquisadores Sem Fronteiras, diretor da Gestão Eclética, professor da área de gestão de projetos na USP, no Instituto de Engenharia e no Mackenzie e da disciplina Organização Industrial da Faculdade Oswaldo Cruz. Foi superintendente da Diretoria Administrativa da Cohab, diretor da Secretaria de Serviços da Prefeitura da Estância de Atibaia. Associado do Instituto de Engenharia; foi coordenador da Divisão de Engenharia de Produção, diretor e conselheiro. Coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos, quando recebeu o Prêmio de Divisão mais atuante do ano.

Miracyr Assis Marcato
Engenheiro Mecânico e Eletricista pela URGS e pós-graduação em Administração de Empresas pela “EAESP” – Fundação Getúlio Vargas – SP. Membro Vitalício do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers – USA e membro do CIGRÉ-Conseil International des Grands Réseaux Électriques à Haute Tension – (Paris) (FR). Diretor de Relações Internacionais e do Departamento de Engenharia Elétrica do Instituto de Engenharia. Membro do Coscex-Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP. Diretor da Energo Engenharia e Serviços Ltda.- SP. Ex-Vice Presidente do Consórcio Novox (Peru, Colômbia, México) e da SADE-Sul Americana de Engenharia S.A.(GE) – (SP). É fluente em francês, inglês, italiano, espanhol, alemão além de português.

Neuza Maria Trauzzola
Formada em Engenharia Civil pela Mauá, Educação Física pela Unifec e Direito pela Unip. Com pós-graduação em Engenharia de Materiais pelo Mackenzie e mestrado em Engenharia de Materiais também pelo Mackenzie e em habitação popular pelo IPT.
Foi gerente de Infra-estrutura, superintendente de Comunicação e Marketing e atualmente gerente de Relações Institucionais do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia.
Foi técnica na gestão do habiteto e na aprovação e regularização de empreendimento e assessora da Diretoria da CDHU, foi presidente da Emurb – Empresa Municipal de Urbanização, assessora da Diretoria do Metrô.

Paulo Alcides Andrade
Engenheiro Civil e Industrial pelo Mackenzie. Foi professor da cadeira de Estruturas Metálicas da Escola de Engenharia Mackenzie, e chefe do Departamento Técnico-Comercial da Fábrica de Estruturas Metálicas da Cia Siderúrgica Nacional. Fundador e diretor da Empresa Andratell-Construções; Fundador e Diretor da Abcem (Associação Brasileira de Construção Metálica); fundador da Abece e membro do seu Conselho Consultivo nos primeiros anos.Atualmente é diretor da “Paulo Andrade Engenharia” atuando na área de Consultoria estrutural – Gestão de Qualidade e Projetos. No Instituto de Engenharia já foi Membro dos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal.

Paulo Bezerril Junior
Engenheiro civil e sanitarista, mestre em Saúde Pública. Experiência profissional: secretário Nacional de Saneamento; superintendente do DAEE ; diretor da Cetesb; diretor de Obras Hídricas do Ministério da Integração Nacional; diretor de Estudos e Pesquisas do Departamento de Limpeza Urbana do Município de São Paulo; gerente de Conservação e Cobrança da Agência Nacional de Águas – ANA; sócio-diretor das firmas de engenharia consultiva voltadas ao setor de Saneamento Ambiental: Proesa, Provensan e Gerente; consultor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.Entidades associativas: presidente da Abes, Conselheiro do Instituto de Engenharia, Diretor-tesoreiro do Ibef-Instituto de Executivos de Finanças e presidente do Conselho Fiscal do Ibef.

Péricles Romeu Mallozzi
Engenheiro agrônomo, graduado pela Esalq – Piracicaba/SP, doutor em Ciências Agronômicas pela Unesp – Botucatu/SP. No Instituto de Engenharia, é membro do Conselho Deliberativo, foi coordenador da Divisão de Engenharia Agronômica, tendo realizado diversos eventos sobre agropecuária, transgênicos, biodiesel, desperdício agrícola e produtividade. É conselheiro da Aspef – Associação de antigos estagiários da França. Fez estágio no Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (França); na Universidade de Ciências Agrícolas (Holanda); no Centro Internacional da Batata (Peru), nos ministérios da Agricultura do Canadá e dos Estados Unidos. Trabalha em pesquisas de doenças de plantas (fitopatologia) e sanidade da semente. Presta assessoria e serviços aos produtores, às empresas, aos municípios, aos estados. Produto mais trabalhado: batata-semente.

Roberto Aldo Pesce
Engenheiro Civil pela POLI, com especialização em Engenharia de Segurança e higiene do Trabalho.Fundador da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, também faz parte da Comissão Editorial da Revista Engenharia.Foi professor de cursos de métodos construtivos de pontes, viadutos, galerias, metrô, canalização de rios e licitação de obras públicas em cursos no Instituto de Engenharia e professor de riscos profissionais na FAAP e no Mackenzie.É consultor de engenharia e projetos (hidrologia, hidráulica, estruturas de concreto e aço, barragens de terra, etc. Atualmente é representante do Instituto de Engenharia na 5ª. JARI do DSV-SP e membro do Conselho Deliberativo.

Roberto Kochen
Diretor Técnico da GeoCompany – Tecnologia, Engenharia & Meio Ambiente (www.geocompany.com.br), empresa brasileira de atuação internacional. Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela EPUSP. Professor Visitante da Universidade de Toronto, Canadá. Professor da Escola Politécnica da USP desde 1984. Ex – Diretor Técnico e Ex – Presidente do Conselho Técnico da UPADI (Unión Panamericana de Asociacones de Ingenieros). Diretor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia, Consultor em Geotecnia, Túneis, Fundações e Meio Ambiente no Brasil e Exterior. Tem publicado diversos artigos técnicos, no Brasil e Exterior, e trabalhado como Diretor Técnico da GeoCompany, e Consultor em Projetos e Obras de Infra Estrutura na America e Europa, para diversas empresas e organizações.

Sokan Kato Young
Engenheiro, bacharel em Economia, mestrado em Engenharia Civil, pós-graduado em Administração Industrial. No Instituto de Engenharia, é sócio e colaborador do Instituto de Engenharia como diretor de Visitas Técnicas desde 2004, foi membro do Conselho Deliberativo. Atua desde 1990 na Associação dos Engenheiros da Poli-USP, tendo ocupado neste período diversos cargos e gerenciado projetos como conselheiro, presidente e atual diretor Cultural. Profissionalmente atuou como engenheiro responsável pelas obras civis das fábricas da Mercedes Benz do Brasil, consultor de negócios e atua na área de viagens corporativas, feiras, congressos, especializado para negócios na China. É diretor-presidente da agência Chinatur.

———————————————————————————————————————————————
São candidatos pela chapa Movimento pelo Instituto de Engenharia

Aluizio de Barros Fagundes
Engenheiro Civil (USP-São Carlos, 1967) e mestre em Engenharia (Escola Politécnica – USP, 1979). Atua na área de Saneamento Básico, com ênfase em Concessões de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
No Instituto de Engenharia, foi membro do Conselho Deliberativo em 3 mandatos, membro do Conselho Consultivo, diretor-secretário, vice-presidente de Relações Externas, presidente da Comissão de Ética, participante da fundação, organizador e primeiro diretor-geral da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, diretor-regional do Rio de Janeiro.

André Steagall Gertsenchtein
Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1991), com experiência em planejamento e implementação de concessões de serviços na esfera municipal, estruturação de operação privada de inspeções veiculares em parceria com o mercado de seguros e outros, desenvolvimento de contratos internacionais –negociações internacionais “in situ”- MASA Gmh.b, Frankfurt, FINSPECTION Oy (Helsinki – Finlândia), ARBÖ – Áustria, Grupo francês VIVAUTO S.A., Grupos Acciona (Madrid, Espanha), Trevi (Cesena, Itália), Robopark (Ohio, USA) e planejamento e realização de incorporações imobiliárias.
No Instituto de Engenharia, é secretário do Conselho Consultivo, foi vice–presidente do Conselho Consultivo, vice-presidente de Relações Externas e membro do Conselho Deliberativo.

Antonio Hélio Guerra Vieira
Eminente Engenheiro do Ano. Engenheiro Mecânico e Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, Doutor em Ciências pela Universidade de Paris, Doutor em Engenharia e Livre Docente pela Universidade de São Paulo, Professor Catedrático e Professor Titular da Escola Politécnica, Instituidor e Presidente da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia. Exerceu, entre outras, as funções de Diretor da Escola Politécnica, Reitor da Universidade de São Paulo, Presidente do Instituto de Engenharia, Presidente da UCIEE – União Certificadora de Sistemas, Produtos e Processos, e Presidente da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do CONSEA – Conselho Superior de Estudos Avançados – FIESP, membro do Conselho Deliberativo do CNPq e membro do Conselho Diretor do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT.

Carlos Eduardo Mendes Gonçalves
Engenheiro Civil pelo Mackenzie, com cursos de extensão e aperfeiçoamento na França, nas áreas de Saneamento e de Mecânica dos Solos. No Instituto de Engenharia, que frequenta há mais de 60 anos, levado por seu pai, Anníbal Mendes Gonçalves, presidente da casa em 1940/1941. Já desempenhou nove mandatos e por duas vezes vice-presidente de Atividades Técnicas. Exerceu os cargos de 1º Secretário, diretor de Cultura e de Sede e foi membro de diversas Comissões: Construção da Nova Sede, de Sindicância, entre outras. Ocupa atualmente a Presidência do Conselho Consultivo, do qual é membro vitalício. É vice-presidente da Aliança Francesa e membro Honorário do Cendotec – Centro Franco Brasileiro de Documentação Técnica e Cientifica. Exerceu a Chefia de Engenharia do Ipesp e a Coordenadoria de Engenharia e Patrimônio do INSS, em Brasília. Titular da Construtora Mendes Gonçalves e antigo diretor Técnico Comercial da Vidrobrás do Grupo Vidreiro Saint Gobain. É “Officier” da Ordem Nacional do Mérito da República Francesa.

Claudio Amaury Dall’Acqua
Engenheiro Civil, pela Poli, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Escola de Engenharia da FAAP e em Administração Financeira e Gerenciamento de Empresas, pela FGV. É sócio fundador e presidente da empresa DALL’ACQUA, presidente da UPADI – União Panamericana de Associações de Engenheiros, Membro do Conselho Executivo da WFEO – World Federations of Engineering Organizations, coordenador do Grupo de Trabalho Inovação Tecnologia e Desenvolvimento do CREA-SP, membro do Conselho Curador da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (USP). Foi presidente do Instituto de Engenharia, Membro do Conselho Diretor da FEBRAE – Federação Brasileira das Associações de Engenheiros – e Membro do Conselho de Orientação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.

Eduardo Ferreira Lafraia
Engenheiro civil pela Universidade Mackenzie, foi presidente do Instituto de Engenharia, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Foi membro do Conselho de Orientação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil da Fiesp e conselheiro e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão.
Diretor de obras da Cohab-SP, presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes – na Universidade Mackenzie. É membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia, membro do Conselho Deliberativo da Apeop – Associação Paulista de Empresas de Obras Públicas – e diretor pleno da Associação Comercial de São Paulo.

Ettore Bottura
Engenheiro Civil, mestre e doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP , na qual é professor da área de infra-estrutura do Departamento de Engenharia de Transportes desde.
No Instituto de Engenharia tendo sido sucessivamente membro do Conselho Deliberativo, diretor-tesoureiro, vice-presidente de Relações Externas, vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Administração e Finanças
Foi também diretor de Ciência e Tecnologia do Sinaenco -Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.
É sócio-diretor da Vetec Engenharia Ltda, empresa que atua há 25 anos nos segmentos de estudos , projetos, gerenciamento e operação, notadamente nos setores de transporte, saneamento e meio ambiente.

João A. Machado Neto
Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie com Curso Especial de Administração para Graduados da FGV. Atua intensamente no Instituto de Engenharia há 20 anos.
Em 1989 foi eleito pela primeira vez para o Conselho Deliberativo e, posteriormente, várias outras vezes. Ocupou diversos cargos, inclusive, por duas vezes a Vice-presidência de Relações Externas e a Vice-presidência de Administração e Finanças. É membro vitalício do Conselho Consultivo. Foi presidente do DCE da Universidade Mackenzie e Vice-presidente do Centro Acadêmico Horácio Lane. Atualmente é Diretor da EMETEC Engenharia, empresa que se dedica ao gerenciamento de projetos e obras. Foi Gerente de Divisão da Coferraço, Diretor da Telcon, General Manager da Lemaco Enterprises (Kaduna-Nigéria) e Diretor da Construtora Elecon.

José Roberto Bernasconi
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e advogado pela Faculdade de Direito – UNIP/Universidade Paulista. É diretor-presidente da Maubertec Engenharia e Projetos Ltda. No Instituto de Engenharia, foi presidente, 1º vice-presidente, membro permanente do Conselho Consultivo e membro do Conselho Deliberativo, exerceu também as funções de diretor de Relações Externas e diretor-tesoureiro. No Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – Sinaenco é presidente nacional; foi vice-presidente de Engenharia – Regional SP. Na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, é diretor do Departamento da Indústria da Construção Civil – Deconcic, 2007 a 2008

Rui Arruda Camargo
Engenheiro eletrônico formado pelo Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Eletropaulo, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Brasília, na Cia. do Metrô de São Paulo, na CPOS – Companhia Paulista de Obras e Serviços – além da Orbiteng – Instalações Elétricas, como Sócio Responsável Técnico.
No Instituto de Engenharia, atuou como coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos, diretor-executivo do Departamento de Desenvolvimento da Engenharia, diretor de Relações Externas, diretor-secretário, diretor-tesoureiro substituto, membro do Conselho Deliberativo, secretário do Colegiado Técnico, diretor-responsável da Revista Engenharia, presidente do Conselho Fiscal, assessor técnico da Presidência e diretor-financeiro. 

———————————————————————————————————————————————
São candidatos independentes

Aderbal Aguiar Junior
Engenheiro eletrônico formado pela Poli, é especialista no desenvolvimento e gestão de negócios, aplicações e operações de Telecomunicações e de tecnologia embarcada (rastreadores e computadores de bordo) para o mercado logístico e de seguro de veículos. É gerente de vendas e marketing da 3T Systems (Grupo José Alves), foi gerente do Projeto Irisat (2004 / 2006), fruto de parceria entre a Scania Latin America (montadora multi-nacional de veículos pesados e semi-pesados) com provedor nacional de tecnologia embarcada, tendo estruturado no Brasil toda a operação que suportou a solução Iris, dispositivo embarcado com a chancela da montadora. Também atuou como key account manager e gerente de Projeto do Segmento de Telecomunicações.

Jaime Weber
Engenheiro formado pelo Mackenzie comDiversos cursos de especialização, inclusive na Faculdade de Saúde Publica da USP. Trabalhou em indústrias de papel e celulose e na Cofap. Incorporou-se à SABESP em 1973 ajudando a empresa a efetivar contratos de concessão de serviços de água e esgoto de vários municípios do interior paulista. Várias reportagens publicadas e o trabalho Formulação de Ações e Políticas para o saneamento básico, publicado pela revista Saneamento Ambiental. Atualmente trabalhando como administrador, colaborando com a empresa Weber Telecom Ltda. 

Kleber Rezende Castilho
Formado em Engenharia Elétrica, com modalidade em Telecomunicações, pela UMC. No Instituto de Engenharia, foi por duas vezes foi membro do Conselho Deliberativo e uma vez pelo Consultivo, coordenador da Divisão de Telecomunicações e foi suplente do diretor-financeiro na gestão 2003-2004. No Crea-SP, foi presidente, coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica e coordenador nacional da Câmara de Engenharia Elétrica. Atualmente, é consultor na área de telecomunicações e diretor da BCC Telecom.

Luiz Carlos C. Mendonça
Graduado em Engenharia Civil – USF, pós-graduado em Administração Pública-Gerente de Cidades – Faap, extensão universitária pela Sorbonne – L´Urbanisme et L´Architecture Contemporains em France.
Exerceu o cargo de diretor na Companhia de Engenharia de Transito – CET.
Atua diretamente no planejamento e operação do sistema viário de São Paulo;
Foi gerente operacional coordenando equipes operacionais e de fiscalização de obras do Rodoanel de São Paulo, como prestador de serviços para o Departamento de Estradas de Rodagem – DER. Técnico em Edificações pelo Mackenzie. 

Luiz Felipe Proost de Souza
Engenheiro civil, agrimensor e de segurança do trabalho pela EEU Mackenzie, Adminstrador pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Mackenzie, Mestre em Saneamento Ambiental pela mesma Universidade. Pós-graduado em Construção Civil pela EPUSP, Especialista em Gestão Ambiental pela mesma Universidade. Professor Universitário da EEU Mackenzie, Faap, Santa Cecília e São Judas Tadeu. Ocupou cargos públicos, consultor na área pericial de empresas públicas, perito judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, conselheiro do Crea-SP em várias gestões, sócio-fundador do Capítulo Brasileiro da FIABCI, sócio de entidades profissionais, diretor da LPK Avaliações Técnicas, Projetos e Consultoria Ambiental. No Instituto de Engenharia, é membro do Conselho Consultivo e membro do Conselho da Câmara de Mediação e Arbitragem.

Marcos André Silva Costa
Engenheiro de Infra-Estrutura Aeronáutica, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), especializado em Controle de Ruídos Aeronáuticos pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Como oficial da Força Aérea, especializou-se e comandou Serviços de Contra Incêndio e Salvamento em Aeródromos de Grande Porte e coordenando hoje a Equipe de Emergências Aeronáutica do Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP). No Comando da Aeronáutica é responsável técnico pela concepção da expansão do Hospital de Aeronáutica de São Paulo com a elaboração de todos os Projetos Básicos, sendo membro da Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Exerce a atividade de Consultor em Engenharia Aeroportuária, Acústica e Hospitalar. 

Sérgio Rogério Cesário Costa
Formado em Engenharia Mecânica pelo Mackenzie, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Administração Industrial pela USP. No Instituto de Engenharia, foi ganhador do Prêmio Melhor Trabalho Técnico “Colaboração com o Setor Público”, ocupou os cargos de vice-diretor de Transportes e conselheiro consultivo.
Atualmente é conselheiro do Crea-SP, coordenando o Grupo de Trabalho de Inspeção Veicular e GNV, também é membro da Comissão de Acessibilidade. É conselheiro do Fundo Especial de Meio Ambiente da Cidade de São Paulo – Confema – junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que administrará os valores recebidos pela venda dos créditos carbono que serão investidos na melhoria socio-ambiental na região do aterro Bandeirantes.

arqnot188.pdf

Autor: Instituto de Engenharia