Norma de desempenho ABNT 15575 para habitações entra em vigor em março e será detalhada na Feicon Batimat

– Diversos padrões mínimos de qualidade para edificações são estabelecidos pela norma ABNT NBR 15575, documento também conhecido como Edificações Habitacionais – Desempenho. O texto, depois de anos de elaboração, institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como Acústica, Térmica e Iluminação. Além disso, define a durabilidade de uma edificação em diversos sistemas, como estrutura, paredes, revestimento e pisos. O novo marco regulatório entra em vigor em março de 2013, 150 dias após sua publicação, em janeiro. Diante das mudanças que a norma implicará ao mercado da construção, a Feicon Batimat – 19º Salão Internacional da Construção, em seu Núcleo de Conteúdo, oferece aos visitantes o Seminário AsBEA com o tema Saiba Como a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 Impacta o Projeto de Arquitetura e a Obra, no dia 12 de março (Hotel Holiday Inn Parque Anhembi). A feira e seu núcleo de conteúdo são promovidos e organizados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

A Norma de Desempenho 15575 está dividida em seis partes, sendo elas: Requisitos Gerais, Requisitos para sistemas estruturais, para sistemas de pisos internos, para sistemas de vedações verticais internas e externas, para sistemas de coberturas e requisitos para sistemas hidrossanitários. As mudanças impactarão o setor da construção e passam a valer justamente no mês em que ocorre a Feicon Batimat. Projetos considerados de durabilidade “mínima”, por exemplo, devem possuir estruturas que durem, no mínimo, 50 anos; intermediária, 63 e superior, 75 anos. Pisos internos devem ter resistência, respectivamente, de 13, 17 e 25 anos. Também deverão seguir normas a vedação vertical externa e interna, cobertura (última laje e telhado) e o sistema hidrossanitário. Isto significa que, no verão, a temperatura terá de ser no máximo igual à de um dia típico da estação em cada região do país, assim como, no inverno, a temperatura deverá ser igual à mínima externa, acrescida de 3ºC. A parte acústica também será contemplada, definindo-se um nível máximo de ruído em caso de imóveis em condições habituais e em proximidade a aeroportos, estádios, linhas de trem, entre outros. Em casos assim, a construtora será obrigada a medir o barulho e criar medidas de isolamento acústico.

Para mais informações e inscrições para os seminários previstos pelo Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat 2013 os interessados devem ligar para o telefone (11) 3060.4949. A programação completa está disponível no site do evento (mailto:www.feicon.com.br).

Outros seminários do Núcleo de Conteúdo

As novas exigências do mercado e a necessidade de atualização profissional são elementos tão importantes para a Feicon Batimat que a feira, tradicionalmente, promove o Núcleo de Conteúdo, paralelo à exposição. O evento reúne os profissionais do mercado para debates sobre tendências, alternativas e soluções para os atuais desafios do setor de construção civil. Em quatro dias de apresentações técnicas, palestras, painéis de debates e estudos de casos, o visitante terá a chance de conhecer estratégias para a atualização e qualificação profissional. O Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat reunirá mais de 800 profissionais do mercado construção. O público é composto por engenheiros, arquitetos, projetistas, orçamentistas, designers e demais profissionais envolvidos com obras e projetos em construtoras, incorporadoras, indústrias em geral e órgãos públicos. O Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat já tem confirmados seminários como da AsBEA, na terça-feira 12 de março; Conferência Internacional de Processo Aqua, para a quarta-feira dia 13; Seminários PINI na quinta-feira dia 14 e Seminário do Green Building Council na sexta-feira dia 15.

Para informações e inscrições entre em contato pelo número 11 3060-4949

A 19ª Feicon Batimat tem apoio institucional da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional dos Distribuidores e Instaladores de Material da Construção a Seco (Adimaco), Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço (Afeaço), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) e Sinduscon-SP.

Serviço
Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat
Data: 12 a 15 de Março de 2013
Horário: 3ª a 6ª das 9h às 18h
Local: Hotel Holiday Inn
Rua Prof. Milton Rodrigues, 100 – Santana São Paulo – SP

Autor: Assessoria de imprensa